O significado antropológico da cultura

O significado antropológico da cultura

A palavra cultura derivou-se do latim “colere” que significa cultivar. Assim, na língua latina, cultura tinha sentido de agricultura, que se referia co cultivo da terra para a produção, e ainda hoje conserva esse significado.

Com os humanistas, a cultura ganhou um outro significado, referindo-se ao conjunto de conhecimentos científicos acumulados por uma pessoa através de estudos acadêmicos. Neste sentido, cultura seria sinónimo de erudição, acumulação de saberes escolares. Por conseguinte, só é portador de cultura quem tivesse instrução – o homem culto.

Na antropologia, o significado da cultura é o conjunto de aspectos que caracterizam o modo de vida de uma determinada sociedade. Esses aspectos podem ser língua, religião, normas, valores, crenças, formas de vestir, hábitos alimentares, etc.

Por outras palavras, cultura é a totalidade de padrões diversos, aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano, incluindo conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos. A cultura, portanto, é tudo aquilo que o indivíduo apreende ao longo da vida, tudo que ele adquire através da sua convivência com outros membros da sua sociedade.

Os antropólogos não usam o termo culto ou inculto, de uso popular, e nem fazem juízo de valor sobre qualquer cultura, pois não consideram uma cultura superior ou inferior à outra, mas sim diferente.

 Outras definições de cultura:

1) Cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Esta foi a primeira definição de cultura). Eduard B. Taylor

Recomendado para si:   Historiografia do Século XIX

2) A cultura é o “conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes actividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, dança, arquitectura, invenções, pensamentos, etc”.

3) Cultura é o “conjunto de traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afectivos, que caracterizam uma sociedade ou um grupo social, englobando as artes, os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradições e as crenças”. Declaração de México, por ocasião do Mondiacult de 1982.

4) Cultura é “um conjunto ligado de maneiras de pensar, de sentir e de agir mais ou menos formalizadas que, sendo apreendidas e partilhadas por uma pluralidade de pessoas, servem, duma maneira simultaneamente objectiva e simbólica, para organizar essas pessoas numa colectividade particular distinta”. Rocher

OBS: A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Baixar Documento