A Independência do Ghana

A Independência do Ghana

A independência do Ghana  é fruto da intervenção dos antigos combatentes regressados da Índia e da Birmânia. Estes reivindicavam para a África a independência que acava de si impor na Ásia. Todas forças de constatação actuação colonial vão se agrupar em torno de um advogado J. B. Dunquah através do seu partido United Gold Cost Convention (UGCC), o que equivale dizer a convenção unida da costa do ouro, constituída em 1947. Este partido deu frente a marcha de libertação quando Dunquah nomeou Francis Kwame Nkrumah para desempenhar o cargo de secterário geral do seu partido.

Em 1948, a UGCC, organizou um boicote de produtos europeus que visava baixar os preços. Organizou-se também marchas pacíficas ao palácio do governador. A este boicote, o governador respondeu com a intervenção policial abrindo fogo contra os manifestantes e a maior parte destes foram feitos prisioneiros incluíndo os seus líderes Danquah e Nkrumah.

Devido a certas desconfianças no seio do partido, Nkrumah separou-se da UGCC e forma o partido de convenção do povo (C.P.P) em 1949.

Os dois partidos revelaram os seus métodos. A UGCC “propós a discussão para a autonomia o mais breve possível”. O CPP lançou a “acção positiva para uma independência imediata: self goverment now”. Afirmava Nkrumah de que num país onde a maioria não sabe escrever nem ler a única escolha válida é a acção.

Durante o período da acção positiva defendida por Nkrumah, seguiram-se greves dos sindicatos mais uma vez os membros da comissão executiva do CPP foram presos e os dirigentes sindicalistas severamente castigados.

Recomendado para si:   Conceito, localização geográfica, divisão e actividades económicas da Mesopotâmia
A Independência do Ghana
A Independência do Ghana

Nos termos do relatórios Coussey, as eleições gerais deviam ser realizadas em Fevereiro de 1951, eleições estas que vieram a ser realizadas em 1976 e o CPP decide participar nas eleições, dito feito este partido saiu victorioso. O governador Sir Ch. Arden Clark entrou em conversações com Nkrumah e reconheceu-o como o líder parlamentar e no ano seguinte o Nkrumah era nomeado primeiro ministro do Ghana. Assim, a independência do Ghana foi proclamada a 06 de Março de 1957 por Nkrumah  e seus companheiros. Assim, Ghana tornava-se o primeiro país independente da África subsahariana.

Baixar Documento