Definição
O comércio – constitui uma actividade económica que se dedica ao conjunto de operações de troca distribuição de bens e serviços.
Comércio – corresponde a operação que tem por objecto a venda de uma mercadoria, valor ou serviço para posterior revenda.
Tipos
Em Moçambique existem dois tipos de comércio: interno e externo.
Comércio Interno
No país a rede comercial implantada pelo colonialismo era controlada pelos comerciantes portugueses.
Os quais garantiam a troca de produtos agrícolas com bens de consumos industriais, permitindo a ligação entre o meio rural e urbano. Com a independência nacional este número reduziu consideravelmente devido a fuga dos comerciantes portugueses. A guerra que assolou as zonas rurais também contribuiu para desorganizar a rede comercial.
Perante esta crise no comércio, o estado assumiu a responsabilidade de recuperar a actividade, onde criou uma empresa comercialização agrícola (AGRICOM) com representações provinciais. A empresa tinha como principais tarefas:
- Definir a politica de preços dos produtos;
- Investir em infra-estrutura como, armazéns, vias de comunicação e transportes para garantir reservas alimentares estratégicas e acesso as zonas agrícolas.
- Com a introdução do programa desenvolve-se o comercia formal e informal. É formal quando está sujeito ao cumprimento de um horário de trabalho estabelecido pela entidade competente (licença de exercito da actividade). É informal, quando verifica-se o contrário do anterior. Por exemplo: MUKHERO.
Comércio Externo
Durante o período colonial o comercio em Moçambique, reflectiu a sua condição de colónia, pois caracterizou pela exportação de melhores recursos naturais em benefício do colonialismo.
Com a introdução de economia do mercado no âmbito do Programa de Recuperação Económica (PRE), o comércio ganhou outra dinâmica, pois há injecção tanto no sector privado como ao público de recursos financeiros externos para investimentos em vários sectores da economia nacional.
Moçambique importa e exporta diversos produtos. Os produtos que o país importa são equipamentos de transporte, eléctricos, maquinarias, etc. e exporta desde a energia eléctrica, castanha de caju, camarão, copra, algodão, madeira, açúcar, etc.
Importância
O comércio desempenha um importante papel para a economia do país pois, estabelece a complementaridade económica entre as regiões e escoa os produtos abastecendo as populações.
Alguns conceitos ligados ao comércio
Balança comercial – é a diferença entre o valor das importações e das exportações.
Balança de pagamento – é a soma algébrica das trocas comerciais realizadas por um país com o resto mundo.
Lei da oferta – oferta é a disponibilidade do produto no mercado, o que e possível mediante a criação de infra-estruturas e viabilização de novos mercados. Esta lei está relacionada com a quantidade oferecida de um produto com respectivo preço, e pode ser enunciada da seguinte forma: a quantidade oferecida de produto aumenta quando o preço sobe, e diminui quando o preço baixa.
Lei da procura – a procura de um produto é um conjunto de intenções de aquisição desse produto pelos consumidores. Esta lei está relacionada com a quantidade procurada de um produto com o respectivo preço, ou seja, a relação preço/produto é inversa, porque quando o preço baixa a procura aumenta.
Produto interno bruto (PIB) – é o produto que nos indica o valor da actividade económica de um país, em determinado período de tempo (trimestre, semestre, ano, etc.).
Rendimento per capita – é um indicador económico que nos permite compreender o nível de desenvolvimento de um país e a sua capacidade de produzir riqueza. A renda per capita do pais obtêm-se dividindo o rendimento pelo total da população.
IVA – imposto do valor acrescentado.
Inflação – é o aumento constante e generalizado dos preços de bens e serviços disponíveis na sociedade e está associada a desvalorização da moeda.