A Xefina Grande, com cerca de 6,2 km² de área, está localizada a nordeste da cidade de Maputo, a cerca de 5 km da praia da Costa do Sol, e integrada na unidade administrativa da capital moçambicana.
A ilha Xefina Pequena é uma zona de baixios lodosos, com uma parte emersa vegetada, situada a nordeste da ilha Xefina Grande directamente frente à foz do rio Incomati.
As ilhas Xefinas, apesar da sua pequena área, apresentam um elevado potencial florística, com um coberto vegetal onde as espécies que mais ocorrem são Mimusops caffra E.Mey. ex A.DC. (Sapotaceae), Carpobrotus dimidiatus (Haw.) L. Bolus (Aizoaceae), Helichrysum kraussii (Asteraceae), Ceriops tagal (Rhizophoraceae) e Diospyros rotundifolia (Ebenaceae). Das espécies florísticas encontradas constatou-se que os arbustos possuem uma altura que varia de 0.2 m a 2.5 m, enquanto as árvores variam de 5 m a 8 m de altura, sendo os arbustos a categoria com maior frequência de ocorrência. O diâmetro das árvores vária de 12 cm a 83 cm, enquanto nos arbustos vária de 1 cm a 32 cm. As formações vegetais da periferia da ilha Xefina Grande e a quase totalidade da área emersa da ilha Xefina Pequena podem ser classificadas como mangais dominados pelas espécies Avicénia marina e Rhizophora mucronata.
A ilha de Xefina é conhecida por ali terem sido encarcerados vários nacionalistas moçambicanos, que se opunham ao regime colonial português e anteriormente como lugar de prisão e desterro, incluindo dos ferroviários que lideraram a greve que em 1926 paralisou os caminhos-de-ferro em Moçambique.
Afluentes principais: Rio Crocodilo (Mpumalanga), Rio Sabie.