História e Localização da Ilha das Cobras

História e Localização da Ilha das Cobras

Localização

A Ilha das Cobras é uma ilha brasileira do Estado do Paraná, localizada na baía de Paranaguá.

A Ilha das Cobras fica no interior da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

História          

Inicialmente denominada como Ilha das Cabras pelos colonizadores da França Antárctica, foi doada pelo Governador da Capitania do Rio de Janeiro, Estádio de Sá (1565-1567), por Carta de Sesmaria datada de 6 de Setembro de 1565, a Pedro Rodrigues, que nela fez roçados de mantimentos.

Encontra-se identificada no Mapa da Baía do Rio de Janeiro, no Roteiro de Todos os Sinais… (Luís Teixeira, 1574) como Ilha da Madeira.

Em 1583, passou para a propriedade de João Gutierrez Valério, mercador de escravos, que a utilizou como depósito de sua mercadoria. Pouco depois, em 1589, diante da falência do comerciante, a ilha foi adquirida em hasta pública pelos monges do vizinho Mosteiro de São Bento por 15$300 réis. A partir de então, passou a ser também denominada como Ilha dos Monges. A actual denominação de Ilha das Cobras encontra-se pela primeira referida na “Crónica” do Mosteiro de São Bento, onde se justifica:

  • “Esta ilha era como a que chamam Rubraria no mar de Tarragona, porque tinha em si infinitas cobras e essas muy peçonhentas, e por isso lhe puseram por nome a ilha das Cobras. Depois que foy de S. Bento se viam lançar muitas ao mar e nadar pera a parte do Mosteiro. Depois que eram tantas que muitas vezes se achavam agasalhadas nos leitos, porem nunca fizeram mal algo, e em breve tempo se extinguirão de todo.”
Baixar Documento