Em Geografia, utiliza-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: os globos, os mapas e os planisférios.
O globo
O globo é uma representação em escala reduzida do planeta terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o Planisfério. Porém, por ser muito pequeno, o globo não permite-nos estudar todos os fenómenos da Terra. Assim, é necessário ter outras formas que possam representar a superfície terrestre em maiores dimensões. É o caso do mapa.
O mapa
O termo mapa tem origem no vocábulo latim mappa e diz respeito a uma representação gráfica e métrica de uma porção de território. O mapa é uma representação gráfica e métrica da superfície da Terra ou uma parte dela numa dimensão plana. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa mundi. Porém, como os mapas são planos, não é possível representar a superfície arredondada da Terra.
Os mapas que representam toda a superfície terrestre são os planisférios.
Curiosidades:
- O primeiro planisfério (mapa-múndi) foi inventado pelo grego Tales de Mileto.
- A Cartografia é a ciência que dedica-se ao estudo e elaboração dos mapas.
- Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.