O deserto do Namibe é um vasto deserto da África Meridional. Localiza-se do sul de Angola ao norte da África do Sul, e em sua costa marítima junto ao Oceano Atlântico cobre toda a costa oceânica da Namíbia. A palavra namib vem da língua khoekhoegowab, uma das línguas khoisan, e significa «lugar vasto e desolado».
O Namibe tem mais de 55 milhões de anos, sendo o deserto mais antigo do mundo. Em território angolano, é denominado «deserto de Moçâmedes».
Características
Muito quente com altas temperaturas, durante o dia chega a uma temperatura de 60 graus Celsius, e à noite varia entre 10 a 15 abaixo de zero. Formado por inúmeras dunas, encostas e planícies, permeada de lagos intermitentes e vales, que pela acção do vento está em constante transformação e mudança. Sua área ultrapassa 30 mil km² e integralmente faz parte do Parque Nacional Namib–Naukluft, na Namíbia, e se constitui na maior reserva de caça em África.
Entre as plantas existentes no sítio sobressai a Welwitschia mirabilis, que pode viver mais de cem anos, e cujas folhas absorvem a humidade do ar, bem como o aloé-aljava, que pode chegar a quatrocentos anos. Já entre os animais, destacam-se a víbora-do-deserto, o elefante-africano, o inseparável-de-faces-rosadas, o órix, bem como algumas espécies de lagartos, entre outros animais que conseguem sobreviver no clima inóspito da região.