Cordilheira dos Andes: O que é, Extensão, Formação, Clima e Áreas culturais

Cordilheira dos Andes: O que é, Extensão, Formação, Clima e Áreas culturais

A cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica desta datada do período Terciário.

Extensão

A cordilheira possui aproximadamente oito mil quilómetros de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o monte Aconcágua, com 6 962 m de altitude.

A cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagónia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem de Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como América Andina. A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectónicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direcção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.

Formação      

A cordilheira dos Andes surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectónicas. Há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direcção à placa sul-americana e, por ser mais densa, penetrou por baixo, causando a elevação do terreno sobre essa zona de choque, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.

Clima 

Devido à extensão no sentido dos meridianos, os Andes incluem distintas zonas climáticas. O clima (semi-árido) da zona tem variação constante, assim como a sua vegetação. O clima frio é predominante, com nevascas em altitude sendo muito comuns.

Áreas culturais

Ao Sul da Colômbia, na fronteira com o Equador, os Andes constituem uma só cordilheira com picos vulcânicos de até 5000 m de altitude, mas para o norte se divide rapidamente em duas cordilheiras chamadas respectivamente Ocidental e Central, e da Central se desprende a Oriental.

As cidades mais importantes dos Andes Setentrionais são:

  • Bogotá, capital da Colômbia;
  • Quito, capital do Equador;
  • San Cristobal [desambiguação necessária], na Venezuela.
Baixar Documento