Regiões
As regiões desérticas estendem-se aproximadamente entre os 200 e 350 de latitude e localizam-se à latitude dos trópicos, coincidindo com a faixa de anticiclones subtropicais. Este clima distribuem-se pelo Sara, Namíbia, Calaari, Arábia, Síria, Austrália Central, baixo Colorado e Chile Setentrional.
Características
As temperaturas médias anuais são altas (temperaturas superiores a 20 0C) e as amplitudes térmicas anuais são mais elevadas do que nos climas anteriormente analisados (16 0C), pois a diferença da duração entre o dia e a noite é aqui mais acentuada e os raios solares são mais oblíquos na altura do ano em que o sol está no hemisfério oposto. As amplitudes térmicas diurnas são muito elevadas. Durante o dia, o solo aquece muito, pois a ausência de nuvens impede a absorção da radiação solar. Os termómetros chegam a atingir os 50 0C. Durante a noite, o calor irradiado pela superfície terrestre perde-se na atmosfera, pois, não havendo nuvens, não há efeito de estufa e, por conseguinte, as temperaturas descem a valores negativos. A humidade e nebulosidade são baixas. As chuvas são raras (com índices pluviométricos inferiores a 250 mm), mas por vezes podem ocorrer com alguma intensidade.
Vegetação
A degradação da vegetação acentua-se neste tipo de ecossistema, onde chega inclusivamente a escassear ou a desaparecer totalmente. No deserto, a flora, a fauna e o ser humano tem de se adaptar à secura extrema para sobreviverem. A vida animal é variada, havendo camelos, dromedários, antílopes, aves corredoras, repteis, roedores e insectos.