Época grega
É igualmente justo afirmar que a geografia surgiu logo após o nascimento do homem. Com efeito, considera-se que os gregos foram os organizadores e sistematizadores de um conjunto de informações e anotações de carácter geográfico que ainda hoje tem impacto na vida da humanidade.
Este era mais pequeno e estava confinado às regiões litorais dos três continentes, que se encontravam bordejadas pelo mar mediterrâneo, nomeadamente, a parte meridional da Europa, o Sudoeste da Ásia e a zona setentrional de África.
Um dos factores que contribuíram largamente para que os gregos da antiguidade clássica se impusessem foi sua localização geográfica privilegiada no mundo de então, o que permitiu a sua expansão politica, militar e comercial para outros territórios.
Estes conhecimentos foram registados nos périplos, antigos documentos de natureza geográfica contendo relatos, itinerários e esquemas onde se descreve de forma pormenorizada o trajecto das viagens efectuadas a um cabo, a um porto ou a outro local qualquer da costa, no mundo anteriormente conhecido.
Foi então que surgiram e se desenvolveram duas vias no que se refere à maneira de pensar e de estudar a geografia, nomeadamente:
- A via descritiva, regional, que assenta nas características das paisagens, nas particularidades dos habitantes e nas respectivas civilizações;
- A via matemática, que se baseia na localização precisa dos lugares e que conduziu àprodução de cartas geográficas e à busca de explicações para a influencia que a forma da terra exerça nos diferentes climas (cruz, 1990).
Os primeiros pensadores gregos foram determinantes para o surgimento do espírito geográfico. Destacam-se os seguintes:
- Heródoto (482-425 a.C.) – natural de Halicarnasso, é considerado o pai da história, contextualizando sempre geograficamente os conhecimentos históricos adquiridos.
- Eratóstenes (276-196 a.C.) – foi o primeiro filósofo a autonomizar-se geógrafo, alem de poeta, foi matemático e geómetra;
- Hiparco (190-126 a.C.) – é o astrónomo mais notável da Antiguidade.
Época romana
Os romanos compilaram e desenvolveram os conhecimentos geográficos dos gregos, de entre os quais podemos destacar:
- Estragão (64 a.C-21 d.C.) – historiador e viajante, elaborou a obra geografia;
- Ptolomeu (90-168bd.C) – considerado o último dos grandes geógrafos da Antiguidade, foi também astrónomo e matemático e autor de várias obras, destacando-se de entre estas Geographike Syntaxis.