Geografia na época Romana

Época Romana
ANDRADE (2006), os cartógrafos romanos elaboraram um mapa, a Orbis Terrarum no qual os três continentes estão dispostos mas ou menos simetricamente. No entanto os romanos foram importantes em relação ao conhecimento do mundo. Sempre que havia expedições militares recolhiam informações e faziam levantamentos prévios das regiões que pretendiam atravessar e conquistar. Deram assim a conhecer o interior do continente europeu principalmente o mundo celta e Germânico e as suas migrações.

Geográficos Romanos

Hiparco

Foi ele que descobriu a procissão dos equinócios. (movimento retrógrado dos pontos equinociais); inventou os primeiros elementos da geometria da esfera, dividindo pela vez círculo terrestre em 360°. Criou uma rede de paralelos e meridianos igualmente espaçados, para a determinação das coordenadas latitude e longitude. Foi el que inventou, criou projecção, inventou a projecção estereográfica para as cartas substituindo o sistema ortográfico e com base nas coordenadas marcou a posição das primeiras cidades a superfície terrestre.

Poseidónios

Estudou o fenómeno das marés e a influência dos sizigias, criou uma teoria dos tremores de terra e do vulcanismo, determinou o perímetro da terra (18000 estádios), mas os seus cálculos foram mais errados que os de Eratóstenes.

Estrabão

A sua geografia era descritiva e regional. Afirmou sobre a futura França que foi uma correspondência na relação rio-mar, do mar interior e oceano sugerindo-lhe a ideia de um organismo equilibrado mas um aspecto negativo foi de tornar a sério os mitos e ter aceitado as ideias de Piteas. Preocupou-se com a diferenciação entre lugar, através das variações culturais.

Cláudio Ptolomeu

Fez várias obras cujos temas estavam ligados a astronomia, Matemática pura e Geografia. Foi último dos grandes geógrafos da antiguidade. Uma das suas grandes Obras foi Geographike Syntaxis, traduzida em Árabe com o título “Almagesto, aceite no Mundo inteiro (os marinheiros portugueses conheceram através dele dados da astronomia para a navegação). Fez uso da latitude e longitude para a localização doa lugares.

Bibliografia
ANDRADE, Manuel Correia. Geografia: Ciência da sociedade. Recife: Editora universitário/ UFPF, 2006