Em Moçambique existem cerca de mil trezentos (1300) Lagos e Lagoas, mas cerca de vinte (20) têm áreas iguais a 10 km2.
Os maiores Lagos de Moçambique situam-se na região Ocidental da Província de Niassa e Zambézia na região abrangida pelo Rift Valley de África Oriental, a saber: Lagos Niassa, Chiúta, Chirua, e Amaramba.
Os Lagos de origem tectónica, ocupam depressões tectónica como resultado de um longo procedimento de refreamento e fracturação da crusta terrestre e afundamento da parte central.
A Distribuição de Lagos em Moçambique
No território moçambicano existem os seguintes lagos, a saber:
- Província de Niassa, temos lagos Niassa, Amaramba, Chiúta e Chirua.
E na extrema planície de Moçambique a Sul do rio Save mais concretamente na faixa costeira predominam vários lagos, lagoas e pantános que a origem e variação deve-se ao processos de deposição de sedimentos continentais e marinhos e erosão costeira são praticamente de profundidade pequena e dos quais alguns são de água doce e outros de água salubres.
- Província de Inhambane, temos os seguintes lagos: Manhali, Zevane, Muangane, Nhamanene, Nhalehengue, Dongane, Poelela, Maiene, Massava, Chiguire, Nhavarre, Nhadimbe, Nhangulaze, Nhanvué e Nhangela.
- Província de Gaza, temos os seguintes lagos de Inhamparala, Marrangua, Uembje, Muandje.
- Província de Maputo, temos os seguintes Lagos de Pati, Maundo, Chingute, Piti e Satine.
Importância dos Lagos Moçambicanos
Da mesma forma que os rios moçambicanos, os lagos moçambicanos desempenham, muitas vezes, papel importantes nas actividades quotidianas dos moçambicanos (e económicas). A sua utilidade pode variar desde o transporte de produtos diversos e a prática de actividades desportivas e turísticas, etc.
Resumo
Em Moçambique existem cerca de mil trezentos (1300) Lagos e Lagoas, mas cerca de vinte (20) têm áreas iguais a 10 km2. Os maiores Lagos de Moçambique situam-se na região Ocidental da Província de Niassa e Zambézia na região agrangida pelo Rift Valley de África Oriental, a saber: Lagos Niassa, Chiúta, Chirua, e Amaramba.
Na região Sul do Rio Save na faixa costeira predominam vários lagos, lagoas e pantános que a origem e variação deve-se ao processos de deposição de sedimentos continentais e marinhos e erosão costeira são praticamente de profundidade pequena e dos quais alguns são de água doce e outros de água salubres. Os lagos moçambicanos desempenham, muitas vezes, papel importantes nas actividades económicas quotidianas dos moçambicanos.