Empresas de capital aberto

Empresas de capital aberto

Nesse caso a taxa requerida de retorno pelos acionistas, como não poderia deixar de ser, continua sendo obtida pelo retorno da ação no mercado. A expectativa é que essa taxa de retorno seja positiva, e vários estudos têm sido feitos para indicar se os acionistas têm obtido taxas reais de retorno. O acionista passa a exigir na taxa requerida de retorno um prêmio pelo risco adicional.

Como podemos concluir, o custo de capital médio ponderado em um contexto inflacionário será substancialmente alterado e a estrutura ótima de capital deverá ser mais conservadora, isto é, com um nível de endividamento menor.

Um problema prático, portanto, muito interessante é que mesmo reconhecendo que é do interesse da empresa operar com menor nível de endividamento, a grande dificuldade é responder como se pode atingir esse nível. A capitalização externa certamente é um caminho nem sempre fácil; a capitalização interna é uma alternativa que é altamente prejudicada pela sistemática deficiente de correção das demonstra- ções financeiras que induzem a empresa a se descapitalizar com pagamento de dividendos, impostos de renda e gratificações, sobre lucros ilusórios. A outra alternativa nem sempre fácil de se obter é perseguir uma adequação do nível de operação da empresa ao capital próprio da mesma, ou seja,’ redução do nível de operação a um nível compatível com o patrimônio da empresa.