Apontamentos Dinâmica aculturacional e permanência de modelos societais endógenos

Dinâmica aculturacional e permanência de modelos societais endógenos

Introdução

Esta unidade temática propõe estudar as dinâmicas aculturacionais e a permanência de modelos societais endógenos. A ideia é perceber como são dadas as dinâmicas sociais em contextos de modelos endógenos. Por isso que ao completar esta unidade, o estudante deverá ser capaz de:

Objectivos específicos

  • Perceber a mudança de paradigmas culturais.
  • Interpretar as tendências aculturacionais na sociedade onde vive.

Desenvolvimento

Conforme estudado no capítulo anterior, em todas as sociedades humana percebemos a existência de diversos hábitos, costumes, linguagem, estilos de vida.

Essa multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir no mundo denomina-se diversidade cultural.

Como consequência das grandes transformações verificadas com a expansão do processo de globalização nas últimas décadas, o mundo tornou-se, cada vez mais, marcado pela diversidade cultural e a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais, de estilos de vida.

Esse processo, de acordo com Costa (2013) definido por Anthony Giddens com a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa, colocou em contacto, principalmente através das tecnologias de mídia, povos e culturas distintas.

Conceição (2006) diz que contudo, devemos notar que esse processo foi liderado pelos Estados Unidos da América, que impôs seu modelo de vida como o padrão a ser seguido pelos outros países, provocando movimentos contestatórios a esse domínio, denominados movimentos antiglobalização.

Recomendado para si:   Elementos do Direito de Necessidade

Demartis (2002) afirma que esses movimentos que buscam não apenas combaterem o domínio económico e cultural norte-americano, mas também propor novas formas de organização do mundo, com base na valorização das diferenças étnicas e culturais entre os povos do planeta.

Baixar Documento