Apontamentos Objectivo especifícos e desenvolvimento das ciências sociais

Objectivo especifícos e desenvolvimento das ciências sociais

Objectivo especifícos

  • Conhecer os fundamentos da antropologia duma forma geral e cultural em particular;
  • Acompanhar as dinâmicas sociais seus efeitos na essência do Homem;
  • Identificar a importância das ciências sociais para o Homem como indivíduo e como grupo.

Desenvolvimento

Muitos estudiosos Assis (2008), Batalha (2004), Nunes (2005) quando falam sobre o conceito de ciência, convergem na sua maioria na palavra conhecimento, no sentido de que, ciência é conhecimento no seu sentido lato, isto é, um conhecimento organizado.

De acordo com Peirano (1986) o caracteriza a ciência não é só o modo como são os conteúdos dos mesmos conhecimentos ou organização dos discursos, proferidos na oralidade, como uma das formas de exteriorização do conhecimento, mas o próprio discurso científico é que possui características próprias.

A ideia de Peirano (1986) é corroborada com Maía (2000) quando falam de que não se faz ciência sobre o geral, mas faz-se sim, ciência quando se delimita aquilo que se quer estudar, o objecto de que se pretende estudar.

O objecto de estudo não é apenas delimitado, pode ser construído, pois trata-se de algo ideal, de uma representação.

Esta delimitação é da ordem do discurso e não da experiência. Como se pode depreender no exemplo demonstrado acima, a delimitação é resultado da experiência humana na sua relação com os diferentes elementos que compõem e constituem a natureza.

Recomendado para si:   Danos dos Dourados

E também, os resultados das sistematizações dos discursos podem ser verificados em condições experimentais, como é o caso dos laboratórios. O que se procura verificar na essência é se o discurso que se fez é verdadeiro, ou seja, se o que se disse é condizente com a realidade.

Para tal emprega-se o termo hipótese, que significa entre outras palavras, se é um discurso que está, assente em alguma base verdadeira na vida real, e esta só existe ou se confirma depois da verificação pela experiência -Método (NUNES 2005; ITURRA, 1987).

As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas, que apresentam métodos próprios de investigação dos fenómenos observados. As Ciências Sociais nos ajudam a “limpar a lente” para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que o homem enquanto individuo e ser social convive (PEIRANO, 1986).

Portanto, a ciência não é simplesmente o conhecimento organizado ou sistematizado das relações objectivas da natureza ou dos homens, ela é uma interpretação da realidade, que supõe uma certa bagagem conceitual e teórica sem a qual tudo permaneceria mudo.

Baixar Documento