Constatação ou Achado de Auditoria
No decurso dos seus exames, o auditor pode identificar pontos negativos ou positivos que mereçam ser reportados à alta administração. Esses pontos são denominados, como visto, constatações, observações ou achados em auditoria. A constatação ocorre quando uma determinada condição não está em sintonia ou em conformidade com um determinado critério. A condição é a situação encontrada pelo auditor, é o fato ocorrido. Já o critério é a situação ideal, esperada, ou, em outras palavras, a situação que deveria ocorrer. A figura abaixo demonstra com propriedade o processo de identificação de um achado:
Normalmente, os achados negativos de auditoria se referem a assuntos, tais como:
- Práticas antieconómicas;
- Ineficácia;
- Ineficiência;
- Desperdícios;
- Uso indevido;
- Gastos inadequados;
- Descomprimindo de leis e outras normas.
Não se pode olvidar que somente os achados significativos devem ser considerados pelo auditor, quando da elaboração do relatório de auditoria.