MMO Escola Educação Online Para Moçambicanos

O que procura?

Pesquise por apontamentos, exames, editais e outro material de estudo gratuitamente.

Conceito e distribuição dos solos em Moçambique

Conceito e distribuição dos solos em Moçambique

Distribuição dos solos em Moçambique

Moçambique é dos países localizada na rigiao Austral de África com uma elevada variedade dos solos.

Na região Norte de Moçambique predomina os solos francos argilosos avermelhados são os que ocupam a maior parte desta região, e são vulneráveis a erosão, e são solos permeáveis e com uma boa drenagem.

Região Centro de Moçambique

Nesta região os são predominantemente francos argilosos arenosos, isso no curso de rio Zambeze, são solos fluviais com fertilidade.

Região Sul de Moçambique

A que neste canto do Pais predominai solos com baixa fertilidade, baixo poder de reter a água misturado com o solo arenosos brancos fluviais e marinhas.

Conceito do solo

O solo é geralmente definido como a camada superior da crosta terrestre, formada por partículas minerais, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos. O solo constitui a interface entre a terra, o ar e a água e aloja a maior parte da biosfera.

Principais tipos de solos e quanto a sua classificação

USO SOLO ARENOSO SOLO SILTOSO SOLO ARGILOSO
FUNDAÇÃO DIRETA É adequado, mas necessita atenção aos recalques devido ao abaixamento do lençol freático. Durante a execução, é difícil manter a estabilidade das paredes laterais Similar ao solo arenoso, porém é menos sensível ao lençol freático e também é mais fácil de escavar É usual e recomendável, mas também ocorrem problemas de recalques em função do lençol freático. Dirante a escavação, é fácil de manter a estabilidade das paredes laterais