Apontamentos Conceito de Bioestatística

Conceito de Bioestatística

A Bioestatística é a aplicação da estatística na biologia. Como os objectos de estudo da biologia são muito variados, tais como a medicina, as ciências agropecuárias, entre outras, é que a Bioestatística ampliou seu campo para incluir qualquer modelo quantitativo, não apenas estatístico e que então pode ser empregado para responder às necessidades oportunas.

Desta forma, a Bioestatística pode ser considerada como um ramo especializado da informática médica (aplicação das comunicações e da informática à saúde), complementada pela Bioinformática (aplicação da tecnologia dos computadores à gestão e análise de dados biológicos).

A principal vantagem do pensamento estatístico envolvido na biologia é que não só resolve, mas também compreende uma complexa metodologia para dar resposta às hipóteses, além de agilizar a questão da organização do sistema de investigação, desde o projecto geral, a amostra, o controle da qualidade de informação e a prestação dos resultados.

As origens da Bioestatística de uma maneira mais elementar se remontam no século XIX e têm como precursora a enfermeira inglesa Florence Nightingale, que durante o desenvolvimento da guerra da Crimeia se preocupou em observar o fenómeno que indicava que aconteciam muito mais baixas no hospital do que numa batalha, então, começou a colectar informações e deduziu que essa situação ocorria devido às péssimas condições de higiene que predominavam nos hospitais. Esta conclusão permitiu trabalhar a importância e a necessidade da higiene nos postos de saúde. Hoje praticamente não é um tema a ser discutido, mas certamente uma necessidade imperiosa e impossível de ignorar.

Recomendado para si:   Culpa em Direito Penal

Entre os benefícios mais destacados desta disciplina podemos citar: o desenvolvimento de novos remédios, a compreensão de doenças crónicas como o câncer e a AIDS, etc.

No entanto, na actualidade, a aplicação da Bioestatística é fundamental e necessária em áreas como a saúde pública, entre as quais podemos incluir a epidemiologia, saúde ambiental, nutrição e saneamento, genética populacional, medicina, ecologia e bio-ensaios.