Apontamentos Clima de Moçambique

Clima de Moçambique

Os Principais factores do Clima do Território Moçambicano são:

  • Altitude;
  • Latitude;
  • Continentalidade;
  • Correntes Maritímas (corrente quente de canal de Moçambique), além de outros.

Altitude

A temperatura do ar diminui cerca de 0,6º c em cada 100m. A diferença de Altitude vai influenciar as temperaturas das regiões para regiões.

As regiões mais frescas são de Planaltos e Montanhas, enquanto que as regiões com temperaturas elevadas é Província de Tete nas regiões baixas da Planicie, ela influencia na estabilidade térmica.

Latitude

A maior parte do território moçambicano situa-se na zona Intertropical, por isso, o clima é tropical. O trópico de Capricórnio atravessa esse território na sua parte Sul das Províncias de Inhambane e Gaza, ficando apenas pequena parte deste território ao Sul do referido Trópico, isto é, na dita Temperada do Sul que no entanto, em Moçambique devido a influência de diversos factores com destaque da Corrente quente do canal de moçambique tais territórios não possuem climas Temperados, mas sim um clima Tropical.

Em termos de Latitude nota – se a diminuição quase gradual da humidade e das precipitações do Norte para Sul, não só devido ao factor Altitude, mas também da própria Latitude. Os índices de maior secura registam – se no interior das províncias de gaza e Inhambane e em particular na região de Pafúri (localidade),no interior da fronteira de Gaza próximo entre os paralelos 22º 15” e 23º 00” de Latitude Sul, isto é, próximo e a Norte do Trópico de Capricórnio, uma região de relevo de Planaltos médios de 200 – 500m de altitude e a cerca de 400 km do Litoral.

Continentalidade

Para maior parte do território moçambicano a continentalidade é um factor de menor significado pois as influências negativas deste factor no interior são separadas pelo factor altitude. De facto, a medida que a continentalidade aumenta ou seja, a medida que se caminha do litoral para o interior a altitude aumenta, e o aumento da altitude significa aumento da pluviosidade.

As regiões do País com maior continentalidade são as do norte que entretanto como se referiu neles, predominam altos planaltos e montanhas. As únicas regiões onde se faz sentir os efeitos negativos da continentalidade é o interior de Gaza (localidade de Pafúri), bem como no Sul da província de Tete e Norte da Província de Manica. Nestas regiões predominam climas tropicais secos e tropical semi-áridos.

Recomendado para si:   Medição do índice esclerométrico

A regularidade do efeito da continentalidade está patente nas Províncias de Inhambane e Gaza que se manifestam pela diminuição da humidade e pluviosidade de Leste para Oeste. Enquanto isto, nos restantes pontos do País não se observa nenhuma regularidade espacial.

Correntes Maritímas (Corrente Quente de Canal de Moçambique)

Esta corrente tem como origem o avanço ou continuação da corrente Equatorial Sul. A corrente quente do canal de Moçambique movimenta águas mornas que libertam bastante vapor de água que por conseguinte é levado ou arrastado pelos ventos para a costa moçambicana onde após origina abundantes precipitações.

A corrente não só aumenta a quantidade de precipitação em toda costa, mas também eleva a temperatura do ar cuja evidência tem maior significado nas regiões costeiras a Sul do trópico de Capricórnio como se referiu anteriormente pois que na ausência da influência destes ventos, as temperaturas médias anuais das mais a Sul do Trópico de Capricórnio seriam sensivelmente inferiores aos registados.

Outros Factores

Influência do Centro de Baixas Pressões e das Altas Pressões Sub–Tropicais

Grande parte do território nacional, em particular nas províncias do Norte sofrem a influência da Baixa Pressão Equatorial, em paralelo o movimento do Equador Térmico ao longo do ano ora para mais à Norte e ora para mais à Sul faz deslocar em Janeiro a Baixa Pressão Equatorial para a África Austral e com ela maior aquecimento e abundante precipitações na Região em geral e em Moçambique em particular. Esta é a estação quente e chuvosa.

Em Julho pelo contrário, o Equador Térmico movimenta – se para o Norte, África Austral em geral e Moçambique em particular é dominada por Altas Pressões Subtropicais que originam depressão tropical de Origem Térmica situada no interior da África Austral responsável do período de tempo seco e da escassez de precipitações ou de temperatura relativamente baixas. Esta é a estação seca e fresca.

Recomendado para si:   Problemas Comuns do Estuque

Frentes Frias

As frentes frias em Moçambique, são condicionadas pela penetração de Massas de ar fria que provém das altas altitudes na Antárctida e Pólo Sul. Criando no Sul uma instabilidade térmico – pluviométrica, frio e por vezes precipitação no estado sólido (granizo e saraiva). 

 Tipos de Clima e Suas Características

  • Clima Tropical Húmido

 As temperaturas médias anuais variam entre 24º  – 26º c e as precipitações cerca de 1000 1400mm de pluviosidade.

  • Clima Tropical Seco

 As temperaturas médias anuais acima dos 20º c e as precipitações inferior á 60 mm.

  • Clima Tropical Semí – Árido

 As temperaturas são elevadas acima de 26º c e á escassez de precipitações.

  • Clima Modificados pela Altitude

 São regiões mais frescas e mais pluviosas, as temperaturas médias anuais são menores a 22º c, e nas regiões de montanhas mais inferior a 18º c. as precipitações são abundantes (1400 – 2000mm).

Segundo o Critério Arcaico, a Classificação Climática de Moçambique é:

  • Quanto a Temperatura do Ar (Clima quente), valores médios anuais maiores á 20º c em todos os locais com excepção de Espungabera, Furangungo e Lichinga onde é “Temperado” com valores médios anuais entre 10º – 20º c a  “Oceânico”, com amplitude anual inferiores ‘a 10º c em todos locais.
  • Quanto a Humidade do Ar – é clima seco, com valores médios anuais entre 55 – 75% em todos locais, excepto no litoral da Beira, Quelimane, Lichinga, mocimboa da Praia, onde é húmido, com valores médios anuais entre 75 – 90%.
  • Quanto a Precipitação – é clima chuvoso com valores médios anuais entre 500 – 1000mm em todos locais, excepto Pafúri onde é Semí – Árido, com valores médios anuais de 250 – 400mm. 

Resumo

Os Principais factores do clima do Território moçambicano são:

  • Altitude; Latitude; Continentalidade; Correntes maritímas (corrente quente de canal de Moçambique), Baixa pressão; Alta Pressão Subtropicais e Frentes Frias.

O clima de Moçambique em conformidade da combinação de vários factores e do compotamento dos principais elementos do clima desta região são: Clima tropical húmido, Seco, Semí – Árido e modificado pela altitude.