Classificação e distribuição dos solos em Moçambique
A classificação dos solos está relacionada com as condições hídricas, morfológicas locais; a influência do clima, a natureza geológica e a idade da rocha matriz, distribuem-se de forma irregular ao longo do território nacional, conforme se pode depreender de Norte para o Sul dos pais:
- Solos da região Norte: nesta região verifica-se uma alternância de diferentes tipos de solos, como: Solos franco-argilosos-avermelhados, argilosos vermelhos, castanhos profundos cobrindo uma área considerável da zona. Eles são permeáveis pouco susceptíveis à erosão e no litoral ocorrem solos arenosos dunares expostos à acção eólica.
- Solos da região Centro: nota-se solos a ocorrência de solos franco-arenosos avermelhados argilosos e os fluviais cobrindo as bacias hidrográficas e apresentam maior índice de fertilidade. Os chamados solos escuros caracterizam algumas zonas da província de Tete devido à ocorrência do carvão mineral.
- Solos da região Sul: a região apresenta uma predominância de solos arenosos brancos bastante permeáveis, solos fluviais de elevado grau de fertilidade e já são pouco evoluídos e não muito aptos para a prática da agricultura uma vez que são pouco profundos.