MMO Escola Educação Online Para Moçambicanos

O que procura?

Pesquise por apontamentos, exames, editais e outro material de estudo gratuitamente.

Capitalismo

Capitalismo

Capitalismo

Capitalismo é o sistema económico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção — máquinas, matérias-primas, instalações e recursos humanos.

Capitalismo é o sistema socioeconómico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono

O capitalismo é um sistema económico e social baseado na acumulação de capital cujos meios de produção são de propriedade privada.

Há, ainda, outra definição que faz referência à capital de um estado ou país, ou seja, a cidade onde se concentra a administração e direção dos negócios públicos.

Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc.) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo. Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista, proprietário dos meios de produção, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro

São chamados capitalistas os países cujo modo de produção dominante é o capitalista. Neles coexistem, no entanto, outros modos de produção e outras classes sociais, além de capitalistas e assalariados, como artesãos e pequenos agricultores.

Elementos característicos do Capitalismo.

Algumas características do capitalismo são a acumulação permanente de capital; a distribuição desigual da riqueza; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, embora modificada pela concentração monopolista; a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais. A divisão técnica do trabalho, ou seja, a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo, é também uma característica importante do modo capitalista de produção, uma vez que proporciona aumento de produtividade.

Fases do Capitalismo

  • Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo)
  • Capitalismo Industrial ou Industrialismo
  • Capitalismo Financeiro ou Monopolista

Capitalismo Comercial

Assim, o pré-capitalismo ou capitalismo comercial, chamado também de mercantilismo, vigorou dos séculos XV ao XVIII.

Seu intuito principal estava no acumulo de capital, exploração de terras e comercialização de bens, sempre com o intuito de enriquecimento.

Capitalismo Industrial

O Capitalismo Industrial ou Industrialismo surgiu com a Revolução Industrial no século XVIII, a partir da transformação do sistema de produção.

Nesse caso, houve a mudança dos produtos manufaturados para grandes escalas de produção, ou seja, os trabalhos artesanais são neste momento realizados pelas máquinas.

Desta maneira, o Capitalismo Industrial enfoca no desenvolvimento do sistema fabril de produção.

Capitalismo Financeiro ou Monopolista

Por fim, o capitalismo financeiro, iniciado no século XX, mais precisamente após a segunda guerra mundial, vigora até os dias atuais.

Baseado no fenómeno da globalização o capitalismo financeiro está fundamentado nas leis dos bancos, das empresas e das grandes corporações por meio do monopólio financeiro.

Por isso, essa terceira fase do capitalismo é conhecida como Capitalismo Monopolista Financeiro. Importante ressaltar que as indústrias e os comércios ainda lucram, porém são controlados pelo poderio económico dos bancos comerciais e de outras instituições financeiras.

Alguns estudiosos defendem a teoria de que o capitalismo já está numa nova fase de desenvolvimento, denominada de capitalismo Informacional

Vantagens e desvantagens do capitalismo

Vantagens

Eficiência -nenhum modo de produção anterior atingiu a produtividade do capitalismo;

Desenvolvimento tecnológico -a concorrência obriga a inovação;

Progresso económico -surgimento de empresas, novas profissões (exemplo: gerente de “marketing”, peritos em Informática, etc., desenvolvimento urbano.

Desvantagens

Injustiça social – os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres, principalmente nos países subdesenvolvidos. Daí a necessidade da intervenção estatal para diminuir as diferenças sociais;

Consumismo – o desejo de consumo de mercadorias torna-se valor dominante, criando uma sociedade materialista em prejuízo de valores morais ou culturais;

Individualismo – na sociedade competitiva capitalista, “cada um por si”. Isso causa a perda da solidariedade entre as pessoas.