Apontamentos Bacias Hidrográficas de Moçambique

Bacias Hidrográficas de Moçambique

As principais bacias hidrográficas de Moçambique são: Rovuma, Lúrio, Zambeze, Búzi, Púnguè, Save, Limpopo, Incomáti e Umbelúzi.

  • A Bacia do Rovuma

O rio Rovuma nasce na Tanzânia e tem sua foz no Oceano Índico, perto de Palma, em forma de estuário. No nosso País percorre 650 km. Os afluentes da bacia do Rovuma são rio Lugenda (nasce no lago Chiúta) e os rios Messinge e Lucheringo (ambos nascem no lago Niassa).

  • A Bacia de Lúrio

O rio Lúrio nasce no monte Malema em Nampula até a sua foz no Índico, é o rio mais comprido que nasce no interior do país. No entanto, separa as províncias do Niassa e Cabo Delgado com a de Nampula.

  • A Bacia do Zambeze

O rio Zambeze nasce perto de Angola, ao longo do seu percurso separa dois países, Zâmbia e Zimbabwe. Em Moçambique percorre 820 km de Zumbo ao Índico. A bacia do Zambeze é a maior no nosso país ocupando as províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia.

  • A Bacia de Búzi e de Púngue

Esses dois rios nascem no Zimbabwe, atravessam Manica e Sofala até Índico, percorrendo a mesma distância de 322km, na bacia de Búzi, localiza se o rio Revue onde se encontra a Barragem de Chicamba Real na provincial de Manica. A Bacia de Save O rio Save nasce no Zimbabwe e tem sua foz no Índico, perto do distrito de Nova Mambone.

  • A Bacia de Limpopo
Recomendado para si:   Definição Formal e Material de Crime

O rio Limpopo nasce na África do Sul perto de Johannesburg. A bacia de Limpopo ocupa a maior parte da Província de Gaza e possui os seguintes afluentes:

  1. Rio dos elefantes onde se localiza a barragem de Massingir;
  2. Rio Changane que nasce perto de Chibuto;
  3. A barragem de Macarretane localiza-se no rio Limpopo, distrito de Chókwè.
  • A Bacia de Incomáti

O rio Incomáti nasce na África do Sul e penetra em Moçambique através do Ressano Garcia até Marracuene, perto da baía de Maputo. Um dos afluentes da bacia do Incomáti, é o rio Sábie onde se localiza a Barragem de Corumana, no distrito de Moamba.

  • A Bacia de Umbelúzi

O rio Umbelúzi nasce na Swazilândia e penetra em Moçambique através de posto administrativo de Goba. Ao longo do rio Umbelúzi localiza-se a barragem dos Pequenos Libombos no distrito de Boane.

Os afluentes da Bacia do Zambeze

Os afluentes da bacia do Zambeze são: Aruângua, Luia, Revúbue, Luenha, Chire.

  • Rio Incomáti

O rio Komati, ou Incomati em português, nasce na província sul-africana de Mpumalanga. Discorre para o leste, descendo por uma planície cortando um vale de 900 metros de profundidade no noroeste da Suazilândia antes de atingir a Cordilheira Lebombo. Neste ponto se une ao Rio Crocodile e corta outro vale – o de Komatipoort, de 210 metros de profundidade – através da cordilheira. Atravessa a fronteira de Moçambique em Ressano Garcia e desemboca ao Oceano Índico na parte norte da Baía de Maputo.

Recomendado para si:   Regimes Económicos e as Doutrinas