Apontamentos As Ilhas e a sua Importância para a Economia Nacional 

As Ilhas e a sua Importância para a Economia Nacional 

As ilhas do terrtório moçambicano são continentais ou costeiras, estando ligadas aos mesmos através da plataforma continental.

Quanto á importância, devemos assinalar que várias delas alcançaram posição de destaque que se evidencia ora pela situação geográfica estratégica, ora pela abundância de recursos naturais marinhos, utilizá-los racionalmente, procurando obter o máximo  de aproveitamento para o maior número de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sócio-económico, eis exemplos de algumas actividades tais como recreativas, pescatórias, turistícas, etc.

As Ilhas Protegidas de Moçambique

A criação de zonas de protecção constitui uma das formas de defesa e conservação da fauna bravia. Sob o ponto de vista científico, a criação e manutenção de áreas de protecção, reveste-se de um profundo significado que muitas vezes não chega a ser inteiramente compreendido, pois, muita gente se contenta com simples amostras de artigos ou objectos que estão reunidos  nos museus, ou mesmo com modernos jardins zoológics espalhados pelas diversas regiões. 

Dentre as ilhas protegidas em Moçambique são:

  • Ilhas das Quirimbas; 
  • lhas do Arquipélago do Bazaruto (Inhambane – Vilanculos), a saber: Santo António, Santa Isabel e Bangué. Parque marinho destinado á protecção de tartarugas e Dudungo.
  • lhas das Cobras, do Farol, Cabaceira Pequena e Matibane (Nampula), para proteger tartarugas marinhas e ecossitemas de corais.

Resumo

As ilhas do terrtório moçambicano são continentais ou costeiras, estando ligadas aos mesmos através da plataforma continental.

Recomendado para si:   Contrato de Mútuo

Quanto á importância, devemos assinalar que várias delas alcançaram posição de destaque que se evidencia ora pela situação geográfica estratégica, ora pela abundância de recursos naturais marinhos contribuindo para o desenvolvimento sócio-económico.

Dentre as ilhas protegidas em Moçambique são: Ilhas das Quirimbas, Ilhas do Arquipélago do Bazaruto (Inhambane – Vilanculos) e  Ilhas das Cobras, do Farol, Cabaceira Pequena e Matibane (Nampula).