Apontamentos As Fronteiras de Moçambique

As Fronteiras de Moçambique

A fronteira terrestre de Moçambique é cerca de 4312 Km; a fronteira fluvial cerca de 1205 Km; fronteira lacustre 302. E a orla marítima moçambicana é cerca de 2515 Km, sentido Norte – Sul.

  • A superfície total de Moçambique é cerca de 799 380 Km2; terra firme cerca de 786 380 Km2;
  • Águas Interiores cerca  de 13.000 Km2. 

A largura máxima de Moçambique é de 962,5 Km, começando da Península de Mossuril (Nampula) até ao marco da fronteira localizado na confluência do Rio Aruângua com o Rio Zambeze (Tete). A menor largura é de 47,5 Km, começando do marco Sivayana (Sul de Namaacha) até o alto Farol (Catembe).

A Fronteira Norte

Tem cerca de 800 Km e separa Moçambique da Tanzania e é estabelecida pelo curso do Rio Rovuma (Fronteira naturais) entre a sua Foz e a confluência do rio Messinge. Deste ponto começa para Oeste uma linha convencional até um ponto ao meio do Lago Niassa 11º 30” Lat. Sul e Long. 34º 38ꞌ E.

A Fronteira Sul

Faz a separação com a RSA no sentido Este – Oeste, em primeiro através do Rio Maputo até a confluência com Rio Pongolo a partir do qual corre uma linha convencional até Ponta do Ouro no Oceano Índico. Cerca de 85 Km.

A Fronteira Ocidental

O território nacional é separado por cincos Países vizinhos em cerca de 2680 Km desde o seu extremo Norte no meio do Lago Niassa onde inicia a fronteira com Malawi até  ao extremo Sul, junto a Fronteira com a Suazilândia. A partir do Paralelo 14º 14º Sul, tangente a Província de Tete toma lugar a Fronteira Norte – Ocidental  com a Zâmbia até ao Rio Aruângua proceguindo ao longo do curso deste Rio até a sua confluência com Rio Zambeze onde em direcção ao Sul inicia a fronteira com o Zimbabwe e vai até ao Rio Limpopo. A partir deste Rio inicia a fronteira com a RSA no sentido NNW – SSE até ao Monte Mꞌponduine onde se interrompe a fronteira com a Suazilândia até ao extremo Sul no Rio Maputo.

Recomendado para si:   Movimento durante a construção

A Fronteira Leste

Encontra – se a 12 milhas marítimas no canal de Moçambique a partir da linha de base.

Resumo

A fronteira terrestre de Moçambique é cerca de 4312 Km; a fronteira fluvial cerca de 1205 Km; fronteira lacustre 302. E a orla marítima moçambicana é cerca de 2515 Km, sentido Norte – Sul. 

A superfície total de Moçambique é cerca de 799 380 Km2; terra firme cerca de 786 380 Km2; Águas Interiores cerca  de 13.000 Km2; 

A largura máxima de Moçambique é de 962,5 Km, começando da Península de Mossuril (Nampula) até ao marco da fronteira localizado na confluência do Rio Aruângua com o Rio Zambeze (Tete).

A menor largura é de 47,5 Km, começando do marco Sivayana (Sul de Namaacha) até o alto Farol (Catembe).

As fronteiras terrestres separam Moçambique dos seguintes Países: Tanzania ao Norte, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul e Suazilândia a Oeste e África do Sul ao Sul.