As Cidades

Cidade: Conceitos básicos

Situ designa-se o lugar preciso da implantação inicial da cidade. Por exemplo o situ da cidade de Maputo localiza-se entre Jardim Botânico e Museu da Moeda Nacional.

Cidade é um centro de relações e de decisões onde se encontram pessoas, onde se trocam mercadorias, onde se difundem ideias e onde se reúnem formas de actividades diferenciadas (comércio, indústria, serviços, administração,
transportes e comunicações e a banca).

Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.

Critérios para definir cidade

Critério demográfico (Estatístico) – valoriza o número de habitantes e/ou a densidade populacional, definindo até que ponto as aglomerações populacionais são consideradas cidades. Na França, as aglomerações são consideradas cidades quando atinge 2 000 habitantes, no Japão 20 000 habitantes e apenas na Dinamarca 250 habitantes.

Critério funcional (Actividade económica) – valoriza a influência exercida pela cidade sobre as áreas envolventes e ao tipo de actividades a que a população se dedica.

Critério jurídico-administrativo – aplica-se às cidades definidas por decisão legislativa.

O tipo de edifícios – Individualiza frequentemente a cidade, mas cada vez mais se atende para a uniformidade.