Apontamentos Aplicação do SIG

Aplicação do SIG

De acordo com SENER et al. (2010), diversas áreas utilizam o SIG para analisar, interpretar e representar o mundo geográfico e para compreender o comportamento espacial segundo suas perspectivas. Ou seja, há neste uma ampla aplicação e funcionalidades (RIBEIRO, 2011), o que acaba por ter uma grande influência no processo de tomada de decisões e nas análises espaciais para a localização de diversos empreendimentos.

Os SIG possuem uma gama ampla de aplicações, que costumam buscar o preenchimento dos cincos Ms (Management), mapeamento, medição, monitoramento, modelagem e gerenciamento. Os campos de aplicação do SIG estabelecidos há mais tempo são: os militares; governos; ensino e serviços de água e energia.

Seu uso em diversos campos é sustentado por uma gama ampla de motivos, mas é possível identificar diversos temas em comum, sendo os escopos dessas aplicações relacionados dentro de quatro domínios: governo e serviços públicos; planeamento de comércios e serviços; logísticas e transporte e meio ambiente (LONGLEY et al., 2013).

No domínio do governo e serviços públicos, o SIG pode ser aplicado para critérios como desenvolvimento económico, habitação, infra-estrutura, saúde, serviço social, segurança pública, planeamento do uso da terra, monitoramento ambiental, entre outros.

Em planeamento de comércios e serviços o SIG é amplamente utilizado para pesquisa de mercado imobiliário, localização de serviços, distribuição de bens e serviços e também para a localização de novas lojas.

Em logística e transporte, aborda a expedição e o transporte de bens, transporte de pessoas de um lugar para o outro, como também, infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias, procurando pela optimização ou concepção de soluções.

Recomendado para si:   Avaliação e Conclusão

O meio ambiente foi uma forte força motivacional no desenvolvimento dos primeiros SIG, sendo que as aplicações ambientais constituem o objecto de muitos estudos sobre o sistema.

Há diversas aplicações para o meio ambiente, tais como: expansão urbana descontrolada, desmatamento, diminuição dos impactos ambientais pelo planeamento espacial, uso e ocupação da terra. Resumindo, sua gama de aplicação é diversificada para as questões ambientais.

As aplicações do SIG incluem (ELIAS, 2005):

  • Uso do Solo: identificação dos diferentes usos do solo e classes de cobertura;
  • Mapeamento da vegetação: utilizando o sensoriamento remoto para gerar informações sobre a distribuição da vegetação do solo;
  • Mapeamento da geomorfologia: é feita a discriminação das unidades de paisagem e as unidades de mapeamento são baseadas na litologia, no relevo, no padrão de drenagem, na vegetação natural e no uso da terra, juntamente com os elementos de imagem associados;
  • Geologia e Hidrologia: interpretação preliminar de imagens de satélite para a demarcação dos limites litológicos, delineamentos, e caracterização das diferentes unidades geomórficas.
Baixar Documento