Apontamentos Anomia

Anomia

Caracteriza-se pela ausência ou desintegração das normas sociais.

O estado de anomia gera conflitos e desordens. Seu aparecimento
ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito ténues ou intermitentes.

Para Conceição (2006) como as sociedades mais complexas são baseadas na diferenciação, é necessário que as tarefas individuais correspondam a seus desejos e aptidões; como isso nem sempre acontece, os valores ficam enfraquecidos e a sociedade é ameaçada pela desintegração resultante da divisão social do trabalho, é solucionada com formas cooperativistas de produção económicas, com grupos profissionais, associações de grupos que socializam o individuo e despertam valores comunitários e disciplina moral).

As forças litigantes se desenvolvem sem limites e acabam se chocando umas contra as outras para se recalcarem e se reduzirem mutuamente.

As paixões humanas só cessam diante de uma potência moral que respeitem (COSTA, 2013). Não são sancionadas senão pela opinião, não pela lei, e sabe-se quanto a opinião se mostra indulgente com a maneira pela qual essas vagas obrigações são realizadas.

Os actos mais censuráveis são frequentemente absolvidos pelo sucesso, que o limite entre o que é proibido e o que é permitido, o que é justo e o que não é, não tem mais nada fixo.

Recomendado para si:   Nível III – Substituição/ Alterações para condições cronicamente húmidas
Baixar Documento