Apontamentos A Poluição das Águas do Litoral Moçambicano

A Poluição das Águas do Litoral Moçambicano

A poluição das águas se processa num ritmo muito mais assustador que a poluição da atmosfera. O número de compostos nocivos lançados nas águas é muito maior que o número de poluentes encontrados no ar.

Conhecidas estas possibilidades de comparar o comprometimento das águas por poluentes de diversas origens, permanece, como questão a esclarecer, a necessidade de saber quais as fontes principais de poluição. 

No Oceano Índico, onde está localizado o litoral moçambicano, portanto a fronteira este é feita através do oceano Índico. E é impotante saber que através dele, se fazem as ligações marítmas entre  o Norte, Centro e Sul, com o exterior, realiza-se actividade pescatória artesanal, semi-industrial, gerando divisas, com exportação do pescado e também alimenta as comunidades locais. Permite a extração de sal, desenvolvimento das actividades turísticas, etc.

Nos últimos tempos ela tem sido objecto de uma utilização incorrecta, através da poluição. As actividades industriais são grandes responsáveis pela poluição aquática, quando lançam poluentes para os mares e outras formas líquidas.

E outras formas formas de poluição das águas do litoral moçambicano manifesta-se através de produtos expelidos pelos esgotos (águas residuais), derrames de petróleo, de produtos radioactivos, lavagem de petroleiros no alto mar, que fazem perigrar o ecossistema aquático.

Resumo

A poluição das águas se processa num ritmo muito mais assustador que a poluição da atmosfera. O número de compostos nocivos lançados nas águas é muito maior que o número de poluentes encontrados no ar. Nos últimos tempos ela tem sido objecto de uma utilização incorrecta, através da poluição. As actividades industriais são grandes responsáveis pela poluição aquática, quando lançam poluentes para os mares e outras formas líquidas.

Recomendado para si:   Aterro sobre terrenos inclinados

E outras formas de poluição das águas do litoral moçambicano manifesta-se através de produtos expelidos pelos esgotos (águas residuais), derrames de petróleo, de produtos radioactivos, lavagem de petroleiros no alto mar, que fazem perigrar o ecossistema aquático.