É seguro que estes materiais evoluíram durante os anos recentes.
Desde 1993 que houve um significativo aumento na gama das cales hidráulicas à venda.
Estas variam a partir das cales impuras que contêm argila e que têm uma capacidade variável de reagirem com a água para fazerem uma presa química, tal como acontece com o cimento.
A cal não hidráulica, feita de calcários puros, endurece por reacção com o dióxido de carbono do ar.
A maior parte das cales hidráulicas comerciais são provenientes do continente Europeu onde, ao contrário do Reino Unido, a sua produção nunca foi interrompida.
O interesse renovado do Reino Unido pela cal hidráulica também proporcionou a revitalização da produção Britânica na Tout Quarry, em Somerset, desde 1994.
Isto foi, em grande parte, despoletado pela cozedura experimental de calcário Blue Lias, feita pela Stafford Holmes, e encomendada pela Cliveden Conservation Workshop Ltd., destinada às experiências sobre argamassas do Trust no Castelo de Corfe, em Dorset.
Embora bem vinda, esta maior variedade de cales hidráulicas, bem como as suas diferentes origens e classificações nacionais, veio tornar as comparações objectivas entre materiais muito difícil ou impossível, se não existir uma informação independente.
No continente Europeu, as cales hidráulicas naturais coexistem com as cales hidráulicas “artificiais”, que são cales hidráulicas naturais doseadas com cimento.
Essas classificações estrangeiras nunca foram claras para os utilizadores no Reino Unido.
Além disso, este país nunca teve uma norma completa dos British Standards para as cales hidráulicas.
Com a implementação gradual de normas pan-europeias, existe actualmente uma classificação provisória para as cales de construção (BS ENV 459-1).
Apesar de ser imperfeita para efeitos da conservação, a sua segunda parte (BS EN 459-2, agora ratificada) pelo menos estabelece comuns normas para ensaio que permitem uma comparação fiável entre cales.
Isto pode ser útil ao projectista para a identificação do melhor material para um determinado trabalho.
A adesão à norma não é obrigatória, e é desapontador que menos de metade das cales hidráulicas actualmente à venda no Reino Unido estejam em conformidade com ela.