A Evolução dos Transportes e Comunicações

A evolução mundial dos transportes e comunicações

Na antiguidade, o Homem deslocava-se a pé mas o desenvolvimento intelectual facultou a sua evolução, no entanto o transporte pioneiro, acredita-se que foi, sem dúvidas, o trenó, ou seja um transporte terrestre típico das regiões polares usado frequentemente no Norte da Europa, América e Ásia. Trenó era feito basicamente de madeira e puxados por animais domésticos e até mesmo por seres humanos. Na época, a domesticação de animais ajudou muito para a inovação do transporte terrestre utilizando cavalos, burros, camelos e bois.

Com a Revolução Industrial no século XVIII e a descoberta da máquina à vapor houve a substituição radical de transportes de tracção humana ou animal por fonte de energia tornando viável o uso de comboios e barcos com maior velocidade, conforto e capacidade de transportar passageiros, cargas, bens materiais e também ajudando nas comunicações entre diferentes países, regiões e zonas. Actualmente, com o acelerado desenvolvimento dos diferentes meios de transportes e comunicações influenciam de forma determinante a organização do espaço económico, social, político e cultural. De referir que cada vez mais a informação circula fazendo uso da tecnologia, multimédia, conduzindo ao surgimento e circulação de vários tipos de textos, imagens e sons em forma digital.

A evolução dos meios de transporte e da comunicação são um dos principais factores da globalização junto com a tecnologia. A comunicação humana junto com a tecnologia também é um processo fundamental que envolve a troca de informações, é a forma que nos liga em toda parte do mundo, graças a ela, pode-se fazer parte de uma grande rede social. De referir que o avançado rápido da tecnologia estabeleceu uma ligação entre diferentes cidadãos no mundo com o uso de redes sociais, devido ao fácil acesso da internet por meio de celulares, notebooks, tablets e entre outros.