Introdução
Nesta unidade temática, serão abordados questões relacionadas com a emergência de sincretismos religiosos e de igrejas messiânicas em Moçambique. Por isso ao completar esta unidade, o estudante deverá ser capaz de:
Objectivos específicos
- Saber o que é o sincretismo religioso.
- Descrever os fenómenos sociais.
Desenvolvimento
Para langa (1992) o Sincretismo é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso.
O sincretismo mantém características típicas de todas as suas doutrinas-base, sejam rituais, superstições, processos, ideologias e etc.
Esta ideia é também partilhada com Agadjanian (1999) ao afirmar também que o processo de sincretismo está intrinsecamente ligado às relações de comunicação entre grupos sociais heterogêneos, ou seja, com diferentes culturas, costumes e tradições.
Quando ocorre o contato e se desenvolve um convívio entre estes grupos distintos, surgem “adaptações” nos vários aspectos culturais, fazendo com que um grupo “absorva” o sistema de crenças do outro.
Para Agadjanian (1999) os, messiânicos, crem em Deus, Criador do Universo.
Crem que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas.
Contudo, Honwana (2002) afirma que crem, portanto, que a história humana do passado constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão.
Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo, empenhamo-nos em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo.”
Gusmão (2008) vinca que materialismo cultural, desenvolvido por Harris mostra que a tecnologia, a economia e a organização social constituem o domínio mais adaptativo da cultura, prova disto é que estamos em constantes mudanças nesses sectores, nossa tecnologia a cada dia está mais avançada, devemos procurar aprender várias línguas para conseguir bons empregos e a estratificação social está em constante mutação.
Vemos a cada dia que passa que a ideologia dos sistemas culturais pode ter consequências na adaptação, no controle populacional, na manutenção do meio ambiente.