A Distribuição Mundial do Comércio e dos Blocos Económicos

Como é feito o comércio internacional? Quais são os blocos e/ou potências mais fortes?

Os países em via de desenvolvimento exportam produtos primários (agrícolas e matéria-prima) enquanto os países desenvolvidos e economias emergentes (NIP) exportam produtos industriais ou manufacturados.

Os produtos comercializados

O trigo é o cereal mais comercializado no mundo mas a sua produção é inferior à de arroz. O comércio do trigo apresenta grandes flutuações anuais devido ao facto de a produção estar muito dependente das condições climáticas.
O petróleo é o produto mais exportado do mundo. Os principais exportadores são países desenvolvidos. O Médio Oriente exporta mais de 60% e possui mais de metade das reservas mundiais.

A balança comercial

Balança comercial é a diferença entre as exportações e as importações de mercadorias. A balança comercial é positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações. A balança comercial é negativa quando o valor das
exportações é inferior ao das importações.

A importação corresponde à compra de produtos no estrangeiro enquanto a exportação corresponde à venda de produtos para o estrangeiro.

O comércio mundial é largamente dominado pelos países desenvolvidos. A UE (União Europeia) é a primeira potência comercial. Esta região é uma zona de livre mercado, com facilidade de circulação de pessoas e bens, com leis e direitos harmonizados e uma moeda única – O Euro.

Os EUA, Japão e a China dominam o comércio internacional. Japão assumiu um papel muito importante no comércio mundial, depois da segunda Guerra Mundial, apesar de ser um país que depende das importações de fontes energéticas (petróleo, gás natural, metais etc.) e da matéria-prima.

As principais associações comerciais e blocos regionais mundiais

  • UE (União Europeia) constituída por 27 países devido a saída do Reino Unido (Brexit)
  • ACP (África, Caraíbas e Pacífico)
  • ASIEN (Associação dos Países do Sudoeste Asiático)
  • NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte). Constituído pelos EUA e Canadá.
  • MERCOSUL ou MERCOSUR (Mercado Comum do Cone Sul). Constituído pelos países da América do Sul.
  • OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Os países membros são: Arábia Saudita, Kuwait, Emiratos Árabes, Bahrem, Qatar, Irão, Iraque, Líbia, Argélia, Camarões, Venezuela, Equador, Indonésia e Angola.

O impacto ambiental de actividade industrial e comercial no Mundo

Quais são os problemas actuais ambientais provocados pela indústria e no comércio, no mundo?

Relativamente, aos espaços industriais, verifica-se uma forte tendência poluidora dos solos motivados pelos poluentes emitidos para atmosfera, alguns dos quais depois caem, e pelos resíduos tóxicos despejados directamente ao solo, onde acabam por se acumular numerosas substâncias químicas.

As centrais eléctricas devido ao uso de carvão para a produção da electricidade, as refinarias petrolíferas e fábricas (de cimentos, alumínios, papéis etc.), incineradoras emitem fumos, poeiras e gases tóxicos para atmosfera.

No concernente ao comércio, um dos grandes problemas está relacionado com o meio de transporte utilizado, de recordar que o avião facultou o comércio de produtos sensíveis, no entanto o comércio de produtos petrolíferos, em caso de acidentes ou naufrágio de petroleiros e limpeza dos seus tanques no mar tem causados danos avultados no ambiente.