Apontamentos A Distribuição Mundial da População por Continentes

A Distribuição Mundial da População por Continentes

Distribuição da população por continentes

O continente mais populoso é a Ásia onde vive mais de 60% da população mundial. Neste continente mais da metade da população do mundo vive na China, Índia e Indonésia.

A Oceânia é o continente menos povoado do mundo. As zonas com uma concentração são próximas do litoral, sobretudo nas cidades de Sidney, Camberra, Perth e outras.

Na América, as maiores concentrações verificam-se no nordeste dos EUA e Canadá, nas ilhas da América Central, no litoral Este do Brasil e Argentina (entre as cidades de Rio de Janeiro e Buenos Aires) devido a existência de maiores centros industriais e a rede de transporte é mais densa.

No continente Africano a população concentra-se no litoral Norte e Oeste, no planalto central, nos vales dos rios Nilo, Congo e Zambeze. Em África as regiões menos povoadas são: os desertos, as florestas densas, nas estepes semi-áridas e nas zonas montanhosas.

O continente Europeu possui maior densidade populacional, sobretudo na Europa Ocidental e Central devido a existência de planícies, rios navegáveis, desenvolvimento industrial, comercial e serviços. A região Norte da Europa é a menos povoada devido ao frio nos pólos.

Recomendado para si:   Revestimentos superficiais tradicionais