A Agricultura e os Problemas Ambientais

Os problemas ambientais na agricultura

Identifique os problemas ambientais mais comuns decorrentes da prática da agricultura no mundo?

Os problemas mais comuns na agricultura tradicional são: esgotamento de solos devido a prática das queimadas durante a preparação do solo para novas campanhas agrícolas na nossa sociedade, poluição atmosférica (fumo e cinzas no solo), erosão de solos devido ao desflorestamento, destruição de microrganismos no solo, as mudanças climáticas e lixiviação de solos.

Na agricultura moderna verifica-se também a erosão dos solos, o esgotamento de solos por uso inadequado de adubos e alguns fertilizantes químicos, a irrigação excessiva pode lixiviar os solos, perdendo nutrientes necessários para a produção, tais como: húmus, argila e microrganismo.

As medidas necessárias para travar os problemas ambientais na agricultura prende-se pela aplicação de adubo verde, prática de pousio, evitar queimadas, desflorestamento, educação ambiental eficaz e rotação de cultura na agricultura de subsistência. Na agricultura moderna deve-se buscar os adubos e fertilizantes químicos de forma racional para evitar a lixiviação dos solos e poluição das águas, solos e contaminação de aves e microrganismos necessários na produção agrícola.

Agora é hora de testar os conhecimentos adquiridos durante as aulas sobre a agricultura.