Para analisar e compreender melhor todas as dimensões do Homem (que são muito vastas e complexas), a Antropologia geralmente é subdividido em diferentes áreas ou ramos de estudo:
- Antropologia Física ou biológica – consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem (fisionomia, cor da pele, estatura, fisiologia, etc.) no espaço e no tempo. Sua problemática é a das relações entre o patrimônio genético e o meio geográfico, ecológico, social. Procurar explicar a evolução humana a partir de estudos de fósseis e adaptação analisa as particularidades morfológicas e fisiológicas ligadas ao meio ambiente, bem como a evolução destas particularidades. Exemplo: adaptação do homem a regiões de elevadas altitudes, zonas frias, etc.
- Antropologia Linguística – procura entender a vida do homem, seus pensamentos e sentimentos, através do estudo da sua linguagem (literatura escrita e da tradição oral). Dado que a linguagem é uma ampla parte constitutiva da cultura, os antropólogos linguistas interessam-se pelo desenvolvimento das línguas. Assim mesmo ocupam-se nas diferenças das linguagens vivas, como se vinculam ou diferem, e em certos processos que explicam a difusão da informação.
- Antropologia Pré-histórica (ou arqueologia) – é a encarregada de estudar os vestígios materiais (os utensílios, as artes, as construções…) das culturas desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais quanto em suas produções culturais e artísticas.
- Antropologia Psicológica – estuda os comportamentos conscientes de cada indivíduo para compreender o homem na sua totalidade e diversidade.
- Antropologia social e cultural – estuda a cultura de um grupo social tanto na sua dimensão material, que se refere às coisas que os homens produzem e com as quais intervêm na natureza, quanto na sua dimensão imaterial, que abrange os sistemas de ideias e de valores, através dos quais se organiza a percepção do mundo. Esta dimensão diz respeito aos elementos ideológicos que compõem a definição de cultura (que posteriormente estudaremos), a saber, a língua, a religião, o sistema de direito, etc.
Em outras palavras, a antropologia social e cultural diz respeito a tudo que constitui uma sociedade: seus modos de produção económica, suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, suas crenças religiosas, sua língua, suas criações artísticas, suas normas de conduta, seus artefactos (ferramentas, utensílios…) seus pensamentos, suas formas de manifestar sentimentos., etc.
OBS: Apesar da intrinsecamente interligados, muitas vezes separa-se a Antropologia Social da Cultural.
Antropologia cultural – estuda as manifestações culturais que caracterizam um povo (ou uma comunidade) e o diferenciam dos outros povos. Investiga, analisa e descreve os elementos de uma cultura, como língua, religião, costumes, valores, crenças, produções artísticas. O conceito chave da Antropologia Cultural é a cultura.
Além disso, a Antropologia cultural concentra seu enfoque na forma como a cultura é aprendida e transmitida pelos indivíduos na sociedade.
A Antropologia cultural estuda o homem como «fazedor» da cultura.