A Universidade Wutivi (UniTiva) foi instituída pelo Decreto 26/2008 de 1 de Julho do Conselho de Ministros.

É uma instituição de Ensino Superior nacional que prossegue fins culturais e científicos de carácter educacional mediante a promoção de ensino nos graus de graduação (licenciatura), pós-graduação (diploma pós-graduação) e Mestrado.

Missão

A Universidade Wutivi tem o encargo de contribuir para o desenvolvimento e formação permanente, de forma flexível e ao longo da vida, de técnicos nas áreas das Ciências de Gestão, de Direito e Ciências Económicas e Financeiras numa perspectiva multidisciplinar e conjugada às tecnologias Físico-químicas e Biotecnológicas. Neste contexto, a Universidade Wutivi pretende garantir e propiciar uma formação na qual os conhecimentos transmitidos e as competências adquiridas sejam uma sólida preparação académica e profissional.

Visão

Tornar-se referência Nacional, Regional, e Mundial na formação académica e profissional sólidas para o desenvolvimento de oportunidades de emprego e empreendedorismo.

Fins e Valores

A educação proporcionada no ensino superior  visa consolidar a formação contínua ao longo da vida e educar cidadãos responsáveis, conscientes e participativos. A educação oferecida dispõe-se a concorrer na construção da unidade nacional, na promoção da tolerância e cultura de paz e contribuir na edificação de uma sociedade de justiça social e de criação do bem-estar material, espiritual e de qualidade de vida dos cidadãos. A educação facultada deve ajudar na afirmação da identidade moçambicana, das tradições e demais valores sócio-culturais e intensificar o domínio da ciência e da técnica.

Objectivos da UniTiva

A Universidade Wutivi vai ministrar cursos superiores de graduação e pós-graduação e de capacitação pós-profissional em Ciências de Gestão, Direito, e Ciências Económicas e Financeiras, numa perspectiva multidisciplinar e conjugada às diversas áreas das Tecnologias Físico-químicas e Biotecnológicas. A Universidade Wutivi vai também ministrar estudos de tecnologias intangíveis numa perspectiva multidisciplinar baseada na aplicação da ciência especialmente para objectivos industriais e comercias.

Princípios Orientadores

  • Democracia e respeito pelos direitos humanos;
  • Igualdade e não discriminação;
  • Valorização dos ideais da moçambicanidade, da ciência e humanismo;
  • Liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;
  • Participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do pais, da região e do mundo;
  • Interligação do Ensino, da investigação e das actividades económicas, sociais e culturais;
  • Ensino e Educação para à mudança, acolhendo novos saberes, reflexão e diálogo aberto a novos rumos do pensamento, a novas formas de preservar o desenvolvimento e o progresso;
  • Autonomia administrativa, financeira e científico-pedagógica.

Objectivos Específicos

  • Formar nas diferentes áreas do conhecimento, técnicos e cientistas com elevado grau de qualificação aptos para a inserção e participação no desenvolvimento de Moçambique.
  • Incentivar a investigação científica, tecnológica e cultural como meio de formação, de solução dos problemas com relevância para a sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *