O Nilo é o rio mais extenso do mundo. Situado no nordeste do continente africano, sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egipto. A partir da sua fonte mais remota, situada no “Nyungwe National Park” do Rwanda, o Nilo tem um comprimento de 7 088 km.
Principais afluentes
É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.
Características
O rio Nilo nasce no lago Vitória, é normalmente tido como o maior rio do mundo, nasce no sul do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo, com um comprimento de cerca de 6852 km, sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² e é banhado pelo oceano.
Importância
O rio Nilo é importante para fertilizantes das suas margens, também mas pelo seu potencial hidroviario e hidroeléctrico, e é um dos elementos mais importantes da natureza porque contribuíram para a história da humanidade.